Park Farma - Farmácia de Manipulação & Homeopatia
     
 
 
   
 
 
 
 
 
             
HOME
PARK FARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
SERVIÇOS
ATENDIMENTO
 
 
 
 
 
   
     
 
Notícia - 7 benefícios do chá vermelho para sua saúde 07/04/2021
7 benefícios do chá vermelho para sua saúde


Você já conhece o chá vermelho? Ele é um chá extraído da Camellia sinensis, a mesma planta que também produz o chá verde, o preto e o branco. A diferença entre eles e o chá vermelho está no processo de fermentação e em alguns benefícios para a saúde.

Como é feito o chá vermelho

O chá vermelho tem uma fermentação diferenciada feita com microrganismos por um tempo considerável. Uma das bactérias utilizadas é a Streptomyces cinereus cepa Y11 cuja fermentação dura de 6 a 12 meses e, nos chás de altíssima qualidade, pode durar até 10 anos. Tal fermentação é a grande responsável pelos imensos benefícios do chá.

Chá vermelho x Puerh: qual a diferença?

Algumas pessoas confundem o chá vermelho com o chá puerh ou acham que o puerh é uma variedade do chá vermelho, mas não é isso. Na verdade, o chá puerh ou pu-erh também é um chá fermentado, contudo ele é o chá que conhecemos como chá preto ou dark tea, típico da província de Yunnan, na China. Ele é o único tipo de chá que evolui com o passar do tempo.

Benefícios do chá vermelho para a saúde

1. Auxilia o sistema imunológico

Por causa da sua fermentação, o chá vermelho é rico em flavonoides (antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam na formação das células T), os principais componentes do sistema imunológico. Essas células reconhecem e combatem os agentes causadores de doenças.

2. Tem ação antibacteriana e antiviral

Os flavonoides também estimulam a atividade das células NK, que protegem o corpo da ação dos vírus. O chá vermelho também inibe toxinas das bactérias Escherichia coli, Streptococcus salivarius e Streptococcus mutans que causam cáries dentárias.

3. Protege a saúde da pele

Os anti-inflamatórios e antioxidantes naturais, reduzem as chances de câncer de pele e protegem a pele dos raios UV. Também retarda rugas e flacidez por possuir vitaminas, B2 e E, responsáveis pelo colágeno.

4. Auxilia na redução de peso

Por conter cafeína e catequinas, o chá vermelho acelera o metabolismo pelo efeito termogênico e aumenta a disposição para executar atividades físicas e ajuda a queimar gordura.

5. Funciona como calmante

O chá vermelho também tem propriedades que reduzem a quantidade de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, no sangue. Trazendo, assim, a sensação de calma e bem-estar. Veja também outros 3 tipos de chá para combater a insônia e dormir bem a noite toda.

6. Possui propriedades depurativas

Ele também tem propriedades depurativas, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e favorece a digestão, resolvendo questões de inchaço e retenção de líquido.

7. Redução de colesterol

O chá também reduz o apetite e o colesterol saturado (LDL) que é prejudicial à saúde e também atua limpando o fígado das gorduras consumidas.

Contraindicações

Como o chá vermelho contém cafeína, as pessoas que têm sensibilidade a ela devem evitar a bebida. Pessoas que tem hipertensão, insônia e mulheres grávidas também não devem consumi-lo. O máximo recomendado para as demais pessoas é de duas xícaras por dia.

Fonte: Seleções
 
 
 
Park Farma - Farmácia de Manipulação & Homeopatia
   
       
     
MENU
PARK FARMA
SAÚDE
NUTRIÇÃO
BELEZA
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
 
ATENDIMENTO
Rua Brig. Henrique Fontenelle, 459
Parque São Domingos - São Paulo
 
(11) 3644-4469 / 3644-7209
 
(11) 95077-9185 (WhatsApp)
 
parkfarma@parkfarma.com.br
 
 
NOSSOS HORÁRIOS
   
Segunda a Sexta
das 8h30 às 18h

Sábado
das 9h às 13h
   
     
   
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet